Entrevista com Luciana Birindelli no Café Cultural

">

sexta-feira, 31 de julho de 2009

O Monge e a Raposa


O Monge e a Raposa é uma fábula japonesa, na qual dois seres de mundos diferentes se unem em um amor impossível. Inspirado pelo livro The Dream Hunters, do escritor britânico de quadrinhos, Neil Gaiman, este projeto é uma criação da Cia. Ruído Rosa com a orientação de Felisberto Sabino, professor de Teatro de Animação no Depto. de Artes Cênicas da ECA/USP.O espetáculo conta a disputa pelo templo de um monge, entre dois populares seres mágicos do imaginário japonês: a raposa e o texugo. Estes seres são dotados de poderes ilusórios, capazes de se transformar em humanos e de alterar a realidade para enganar as vítimas desatentas. Após as tentativas frustradas dos dois animais pela posse do templo, a vingança do texugo invade os sonhos do monge. A apaixonada raposa se sacrifica para tomar o lugar de seu amado. O monge, então, entra no mundo dos sonhos para corrigir a injustiça e tentar salvar a raposa do destino que devia ser seu.

Durante o espetáculo, o público é conduzido a se deslocar pelo palco, recortado por biombos brancos, painéis onde a luz e a sombra farão acontecer cenas e transformarão os cenários. A iluminação completa a cenografia, transportando o público por várias sensações. A sonoplastia, por sua vez, mais
do que propor uma trilha, evoca imagens que se tornam tão fortes quanto as visuais.


Os atores fazem acontecer esta história sem o uso de nenhuma fala, apenas através da formação de imagens no palco. A interpretação mescla momentos de manipulação de diferentes bonecos e máscaras com momentos em que eles são os personagens e têm seus movimentos baseados em diferentes técnicas corporais, como lutas marciais e dança contemporânea.

O Monge e a Raposa dá continuidade à pesquisa da Cia. Ruído Rosa de encenar o mundo irreal e ilusório da fantasia através das imagens cênicas, conquistando um público cada vez mais heterogêneo, sem fronteiras de idade e sem exigir conhecimentos prévios para a compreensão do espetáculo, formando novos espectadores e permitindo que uma família inteira possa assistir ao espetáculo.


O espetáculo já realizou apresentações no Circuito TUSP (em Bauru-SP e Pirassununga-SP) e no Teatro Laboratório da ECA/USP (São Paulo-SP), além de workshop na USP de Bauru e bate- papo no TUSP Pirassununga-SP.

Ficha Técnica

Direção e Concepção: Luciana Birindelli

Criação de Cenas e Dramaturgização: Luciana Birindelli, Anna Carolina Longano e Vítor Freire

Atores: Anna Carolina Longano, Vanessa Ouros e Vítor Freire

Preparação Corporal: Anna Carolina Longano

Cenografia: Luciana Birindelli

Figurinos:

Concepção: Luciana Birindelli

Roupas Pretas: Fernando Cammargo (Fitland)

Confecção dos figurinos personagens: Neusa Ouros, Vivian Pacheco, Ilda Alves

Máscaras: Luciana Birindelli, Anna Carolina Longano

Bonecos: Luciana Birindelli e Rafael Rios

Cenotécnica: Zito Rodrigues, Nayara M.A. de Oliveira e Cia. Ruído Rosa

Criação de Luz: João Santiago

Sonoplastia: Vítor Freire

Assistência Dramaturgica: Roberta Carbone

Fotos: Flávia Gomes

Fotos no site: Fábio Hirata e Nil França

Material Gráfico: Daniel Grizante

Operação de Luz: João Santiago

Operação de Som: Marcelo Buzzoni

Divulgação: Anna Carolina Longano

Produção: Vítor Freire

Orientação: Felisberto Sabino

Apoio: O espetáculo conta com o apoio da TechConsult (patrocínio), Fitland (Figurinos), Tintas MC, Fujiyama (adereços japoneses), KMB (rodízios), Daneva (extensões elétricas), Zito Rodrigues Cenotécnica, Cooperativa Paulista de Teatro, USP, e dos restaurantes Bardo Batata, Yoko, Barão da Itararé, Apfel, Luna di Capri, Planeta's e Cantina D'amico Piolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Monge e a Raposa

Seguidores